Fondue de A a Z: o que ainda não te contaram sobre esse clássico prato!

11/04/2023

Capa


Um clássico de dar água na boca, o fondue nasceu na Suíça, por volta do século XVII, mas foi nos anos 1950 que ele ganhou fama internacional e conquistou os paladares de todo o mundo. Isso se deve ao chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suisse de Nova York, que começou a servir o prato e o popularizou. 

A receita tradicional
A tradição diz que a receita consistia, basicamente, em um creme feito a partir da mistura dos queijos Gruyère e Emmental, derretidos com vinho. Pão, batatas e legumes em geral eram servidos como acompanhamentos – e o método para comer era simples: bastava mergulhar os alimentos no creme, com o auxílio de um garfo longo. Para manter o queijo derretido, era necessário mantê-lo em uma panela com um fogareiro.

Hoje, a tradição se mantém, mas como temos maior acesso à tecnologia gastronômica, os processos se tornaram mais simples e outras variedades surgiram, como o fondue doce e o fondue de carne. 

Fondue de carne
Neste caso, o ideal é preparar molhos com vinho tinto, pois as carnes vermelhas pedem vinhos encorpados e com taninos* marcantes. 

*Substância que deixa a sensação “seca” na boca ao provar um vinho.

Fondue doce
Por ser mais versátil, o fondue doce pode ser preparado com qualquer tipo de chocolate (branco, meio amargo, ao leite) e combina com uma grande variedade de acompanhamentos: frutas (morango, banana, uva, manga), biscoito champagne, marshmallow e até mini-waffles.

Como servir?
A forma de preparar e apresentar o prato varia conforme a receita escolhida e o número de convidados. O ideal é que você faça um planejamento específico para a ocasião, utilize ingredientes de qualidade e, principalmente, evite aquecer demais para não queimar a mistura. A seguir, temos algumas dicas:
 

  • Serviço Fondue Mont Blanc – 9 peças

Modelo compacto para quem busca custo-benefício e ideal para grupos de até 4 pessoas. 
 
  • Serviço Fondue Cervinia – Panela Inox 12 peças
  • Serviço Fondue Carroussel Cervinia – Panela Inox 18 peças


Perfeitos para grupos de até 6 pessoas, conta com bowls individuais para servir acompanhamentos ou outras opções de molhos.
 
  • Fondue Carroussel Lugano – Panela Inox 18 peças


 
  • Serviço Fondue Carroussel Mont Blanc – 16 peças



Servem grupos de até 6 pessoas e possuem garfos com ponteira colorida, o que facilita na hora de diferenciar os talheres uns dos outros.

Bora preparar um fondue para aquecer os dias de Outono e os futuros dias de Inverno? A gente quer ver tudinho! Não esqueça de compartilhar seus registros nas redes sociais e marcar a gente: @formautilidades

Mais notícias

17/04/2024

Pastilhas de Álcool para Queimadores: descubra quais as vantagens desse produto!

Continuar lendo +

03/04/2024

Como cuidar da sua Assadeira Gourmandise Esmaltada

Continuar lendo +

16/02/2024

A importância da organização no escritório

Continuar lendo +

22/12/2023

5 Receitas que são a cara do Natal

Continuar lendo +

06/11/2023

Tendências de organização: sua casa mais organizada com a Forma

Continuar lendo +

Faça o download do nosso catálogo