Você conhece alguém que não gosta de fondue?

22/03/2021

CATEGORIA FONDUE

Pouco provável, até por ser um dos pratos mais tradicionais do inverno (noite de fondue é quase um evento!). Diversos tipos de queijo, molhos para carne, chocolate com frutas e marshmallow…A lista de opções é grande!

O fondue teve início em meados de 1699 na região franco-suíça. Naquela época, o queijo utilizado era bastante caro e somente as pessoas mais ricas tinham acesso, sendo considerado um verdadeiro banquete. Foi somente na década de 1950 que o fondue se tornou uma refeição mais popular, ao entrar para o cardápio de um famoso restaurante em Nova Iorque. Foi nessa época, também, que as versões doces foram acrescentadas.

A Forma se tornou pioneira no assunto quando, em 1985, começou a produzir e comercializar aparelhos para fondue no Brasil.

O modo de preparo é sempre o mesmo: alimentos derretidos, fritos ou cozidos em utensílios próprios sobre uma lamparina ou espiriteira. Hoje em dia é possível encontrar, além dos tradicionais fondue de queijo, carne e chocolate, opções veganas.

O preparo caseiro do fondue é relativamente simples, principalmente se você usar as misturas prontas. Agora, se você quiser ousar um pouco mais e fazer tudo do zero selecionamos uma receita clássica de um delicioso fondue de queijo:

Ingredientes:

750g de queijo gruyère ralado e sem casca;
1 xícara de vinho branco;
2 dentes de alho;
1 colher de sopa de maizena;
Pimenta do reino e noz moscada a gosto.

Modo de preparo:

Corte 1 dente de alho ao meio e em seguida raspe as metades no fundo de uma panela. Após diluir a maizena no vinho, despeje  a mistura na panela e acrescente o outro dente de alho. Utilize um fouet para mexer continuamente. Após levantar fervura, mexa por mais 1 minuto e abaixe o fogo. Adicione o queijo aos poucos (mexendo sempre) e quando obter uma mistura homogênea coloque a pimenta e a noz moscada. Retire o dente de alho e sirva em um rechaud de fondue com os seus acompanhamentos preferidos!

Na Forma você encontra serviços completos de fondue com panela de alumínio, tripé giratório, queimador, molheiras, garfos e muito mais. Para conferir toda a coleção e encontrar o produto perfeito para você clique aqui.    

Racletteiras: uma escolha deliciosa para surpreender seus convidados!

Semelhante ao fondue e de igual origem, o prato suíço é uma ótima pedida para as noites frias. A raclette é uma receita que reúne queijos derretidos, carnes e acompanhamentos diversos, como tomate-cereja, azeitona, lombo defumado e pães.

Mesmo sendo considerado um prato sofisticado, seu preparo é simples. Além de separar os melhores ingredientes, você só vai precisar se preocupar em ter uma boa racletteira, que é o instrumento utilizado para o preparo.

Tradicionalmente se usa queijo tipo gruyère. Mas você pode usar o de sua preferência, desde que ele derreta bem. Para servir, é adequado deixar os queijos e acompanhamentos ao alcance de todos e disponibilizar um prato para cada pessoa. O ponto do queijo varia, já que alguns preferem no ponto mais cremoso enquanto outros gostam do queijo mais crocante.

Para o preparo de uma inesquecível raclette é importante que você invista em um produto de qualidade. Nós temos a Raclette-Grill que, além de ter excelente qualidade, conta com um charme a mais: mini-frigideiras que permitem que cada convidado derreta seu próprio queijo.

Que tal receber seus próximos convidados como esse prato internacional?
 

Mais notícias

17/04/2024

Pastilhas de Álcool para Queimadores: descubra quais as vantagens desse produto!

Continuar lendo +

03/04/2024

Como cuidar da sua Assadeira Gourmandise Esmaltada

Continuar lendo +

16/02/2024

A importância da organização no escritório

Continuar lendo +

22/12/2023

5 Receitas que são a cara do Natal

Continuar lendo +

06/11/2023

Tendências de organização: sua casa mais organizada com a Forma

Continuar lendo +

Faça o download do nosso catálogo