5 sobremesas que combinam com a primavera

04/10/2023

Blog Sobremesas

A primavera chegou, e com ela, a vontade de saborear sobremesas frescas e frutadas. Na Forma Utilidades, sabemos o quanto você gosta de inovar na cozinha, por isso preparamos uma seleção especial de 5 sobremesas que vão fazer sua estação florescer com sabor. 

Vamos às receitas!


Sua primavera doce 


1. Pavlova de Frutas Vermelhas:
Essa sobremesa é uma verdadeira explosão de sabores e cores. A base de merengue crocante, o creme chantilly e as frutas vermelhas frescas se combinam de forma perfeita. 

Ingredientes:

4 claras de ovo
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
1 colher de chá de essência de baunilha
200 g de creme de leite
Frutas vermelhas frescas (morangos, framboesas, mirtilos, etc.)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

O primeiro passo é preaquecer o seu forno a 150°C. Depois forre uma assadeira com papel manteiga. Em uma tigela grande, bata as claras de ovo até ficarem firmes.

Gradualmente, adicione o açúcar, uma colher de cada vez, batendo continuamente até obter picos firmes e brilhantes.Incorpore delicadamente o vinagre e a essência de baunilha.

Despeje a mistura em um círculo no papel manteiga na assadeira, formando um ninho no centro.Asse no forno preaquecido por 1 hora ou até que o merengue fique crocante por fora.
Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Bata o creme de leite até obter picos firmes e espalhe sobre o ninho de merengue.

Cubra com as frutas vermelhas frescas.Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir. Aproveite!


2. Tiramisu de Morango:

Ingredientes:

250 g de morangos frescos e cortados em fatias
200 g de queijo mascarpone
200 ml de creme de leite fresco
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
200 ml de café forte e frio
1 pacote de biscoitos de champanhe
Cacau em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture o queijo mascarpone, metade do açúcar e a essência de baunilha até obter uma mistura homogênea.
Em outra tigela, bata o creme de leite com o restante do açúcar até formar picos firmes.

Incorpore delicadamente o creme de queijo à mistura de creme de leite. Depois mergulhe os biscoitos no café e arrume-os no fundo de copos ou taças. Coloque uma camada de morangos fatiados sobre os biscoitos. Cubra com uma camada da mistura de queijo e creme de leite. Repita as camadas até encher as taças.

Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até que esteja firme. Antes de servir, polvilhe cacau em pó por cima. Delicie-se!


3. Torta de Limão com Merengue:

Um clássico que nunca sai de moda. A Torta de Limão com Merengue apresenta o contraste entre o azedinho do limão e a doçura do merengue. 

Ingredientes para a Base:

200 g de biscoitos de maisena
100 g de manteiga derretida

Ingredientes para o Recheio:

1 lata de leite condensado
1/2 xícara de suco de limão
Raspa de limão a gosto

Ingredientes para o Merengue:

4 claras de ovo
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:

Para a base, triture os biscoitos até obter migalhas finas. Misture as migalhas de biscoito com a manteiga derretida. Forre o fundo de uma forma para torta com essa mistura, pressionando bem.Leve ao forno a 180°C por cerca de 10 minutos ou até dourar. Deixe esfriar.

Para o recheio, utilize uma uma tigela e misture o leite condensado com o suco de limão até obter um creme homogêneo. Acrescente as raspas de limão e misture bem. Despeje o recheio sobre a base da torta já resfriada.

Já para o merengue, em uma tigela, bata as claras em neve até formar picos firmes. Adicione o açúcar aos poucos, batendo continuamente, até obter um merengue brilhante. Adicione também a essência de baunilha e misture.
Espalhe o merengue sobre o recheio de limão, formando picos com uma colher. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, ou até dourar o merengue. Deixe esfriar antes de servir.


4. Sorvete de Frutas Tropicais:

A primavera é marcada por temperaturas um pouco mais elevadas, então nada melhor que um sorvete para refrescar e adoçar o dia. E essa receita de sorvete combina a cremosidade do iogurte com a doçura e a acidez das frutas vermelhas, criando um equilíbrio de sabores que vai te deixar com água na boca.

Ingredientes:

2 xícaras de frutas tropicais congeladas (manga, abacaxi, maracujá, etc.)
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de leite de coco
1 colher de sopa de suco de limão
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Comece cortando as frutas tropicais em pedaços pequenos e congele-as por pelo menos 4 horas ou até que estejam bem congeladas. Certifique-se de que as frutas estejam maduras para obter um sabor mais doce.

Na sequência, em um liquidificador, coloque as frutas tropicais congeladas. Adicione o açúcar, o leite de coco, o suco de limão e uma pitada de sal. Ligue o liquidificador em potência alta e comece a misturar os ingredientes. Pare o liquidificador ocasionalmente para raspar as laterais, garantindo que tudo seja misturado uniformemente. Continue a bater até que a mistura fique homogênea e cremosa.

Prove a mistura e ajuste o açúcar ou o suco de limão de acordo com suas preferências pessoais. Se quiser mais doçura, adicione mais açúcar. Se preferir mais acidez, adicione mais suco de limão. O último passo é colocar o sorvete em um recipiente e congelar por 4 horas, pelo menos. 


5. O Bolo Gelado de Coco

Essa sobremesa é uma verdadeira celebração dos sabores tropicais e uma escolha perfeita para os dias quentes da primavera.

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite de coco
1/2 xícara de óleo de coco
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de coco
Coco ralado para polvilhar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o fermento em pó. Reserve. Em outra tigela, bata os ovos e o açúcar até obter uma mistura fofa e clara.

Adicione o leite de coco, o óleo de coco e a essência de baunilha à mistura de ovos e açúcar, e misture bem. Gradualmente, acrescente a mistura de farinha e fermento à mistura líquida, mexendo até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma forma retangular untada e enfarinhada.
Asse no forno pré-aquecido por aproximadamente 30-35 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo.

Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Em uma tigela, misture o leite condensado e o leite de coco até obter uma calda cremosa.

Assim que o bolo estiver assado e ainda quente, faça furos em toda a sua superfície com um garfo. Despeje a calda sobre o bolo, garantindo que ela seja absorvida por todos os furos. Deixe o bolo esfriar completamente. Leve à geladeira por algumas horas ou até que esteja bem gelado.

Na hora de servir, polvilhe com coco ralado por cima. Corte em pedaços, sirva e aproveite o sabor refrescante do Bolo Gelado de Coco, perfeito para a primavera!


Com a Forma, suas receitas ficam ainda mais deliciosas

Na Forma, sabemos o quanto o preparo e a apresentação das suas receitas são importantes. É por isso que oferecemos uma ampla variedade de produtos que vão tornar sua experiência na cozinha ainda mais prazerosa e eficiente. Desde formas para bolos até conjuntos de utensílios elegantes, nossa linha de produtos foi cuidadosamente projetada para atender às suas necessidades culinárias.

Ao preparar as deliciosas receitas mencionadas acima, você pode contar com nossos utensílios e acessórios de alta qualidade. Nossas formas garantem uma distribuição uniforme do calor, enquanto nossos conjuntos de taças e travessas tornam a apresentação das sobremesas ainda mais convidativa.

Seja você um entusiasta culinário ou alguém que simplesmente gosta de compartilhar momentos saborosos com a família e amigos, os produtos Forma estão aqui para aprimorar a sua experiência gastronômica.

Mais notícias

17/04/2024

Pastilhas de Álcool para Queimadores: descubra quais as vantagens desse produto!

Continuar lendo +

03/04/2024

Como cuidar da sua Assadeira Gourmandise Esmaltada

Continuar lendo +

16/02/2024

A importância da organização no escritório

Continuar lendo +

22/12/2023

5 Receitas que são a cara do Natal

Continuar lendo +

06/11/2023

Tendências de organização: sua casa mais organizada com a Forma

Continuar lendo +

Faça o download do nosso catálogo