Conheça o Queijo Raclette, popular receita suíça

17/08/2022

Blog_Queijo_Raclette_1

O queijo é uma iguaria amada no mundo todo. São tantos tipos, sabores e formas de degustação que é até difícil escolher um favorito. 
Uma das preparações mais tradicionais de queijo é o Raclette. Talvez você ainda não conheça essa receita, mas temos certeza de que vai se apaixonar por esse saboroso prato, que é similar ao fondue. Acompanhe o texto para saber mais!

Queijo Raclette

O queijo Raclete ou Raclette surgiu no cantão do Valais, na Suíça. Sua origem vem acompanhada da história de camponeses que viviam nessa região do mundo há cerca de 700 anos. Nas noites frias, eles tinham o hábito de se reunir em volta de fogueiras para se manterem aquecidos e preparar comidas. Foi aí que, utilizando o queijo semi-duro que era confeccionado com leite de vaca não pasteurizado, criaram uma receita de queijo aquecido e raspado que era consumido junto de outros alimentos, como pães, batatas e cebolas. O saboroso resultado logo se tornou popular e foi batizado de “Bratchas” que significa “queijo assado”.

Esse preparo começou a ser reconhecido na França, onde foi aprimorado. Lá, o nome passou a ser “Raclette” como é conhecido hoje. O nome é uma variação de “racler”, que significa "raspar", uma referência à forma de preparo do queijo.



No final da década de 1970 surgiram os primeiros aparelhos elétricos para preparo e degustação de Raclette. Nesse momento o prato se tornou popular mundialmente.

Hoje, Raclette também é conhecido como um queijo feito de leite de vaca com textura firme, lisa e cremosa, de cor amarelo-marfim pálido, com pequenos orifícios irregulares e uma casca marrom-alaranjada comestível. Seu sabor geralmente possui um aroma floral com sabor de nozes, frutado, picante e leitoso. Não é obrigatório utilizar esse queijo para preparar Raclette, embora seja o mais utilizado pelos chefs.

Para experimentar essa deliciosa receita em sua casa é muito fácil: adquira o Grill Raclette da Forma e faça o seu com muito mais facilidade. Acesse nosso site e encontre uma loja física ou virtual próxima de você que ofereça os produtos Forma.

Mais notícias

17/04/2024

Pastilhas de Álcool para Queimadores: descubra quais as vantagens desse produto!

Continuar lendo +

03/04/2024

Como cuidar da sua Assadeira Gourmandise Esmaltada

Continuar lendo +

16/02/2024

A importância da organização no escritório

Continuar lendo +

22/12/2023

5 Receitas que são a cara do Natal

Continuar lendo +

06/11/2023

Tendências de organização: sua casa mais organizada com a Forma

Continuar lendo +

Faça o download do nosso catálogo