Mesa posta: o que é, tipos e dicas de produtos

21/10/2021

Americana

Você sabe o que é uma mesa posta? Trata-se de uma mesa com pratos, talheres, copos e objetos decorativos organizados para uma determinada refeição, que pode ser café da manhã, brunch (uma refeição servida entre o café da manhã e o almoço, que costuma substituir ambas refeições), almoço, café da tarde ou jantar.

Esse tipo de organização faz toda a diferença quando o objetivo é proporcionar uma experiência única aos convidados, deixando a refeição mais convidativa.

Mas não se trata somente de decoração, viu? A disposição e organização dos itens facilita o servir, a degustação e a retirada das louças.

A mesa posta é um dos grandes destaques em eventos importantes, como casamentos, formaturas e festas de aniversário. Porém, ela não precisa ser aproveitada somente nessas datas. Também é possível criar mesas postas incríveis para momentos do cotidiano.

Em homenagem a essa arte maravilhosa, trouxemos uma lista com os tipos de serviços de mesa posta existentes para cerimônias, festas ou mesmo para aquela celebração particular.


1. À Francesa: é o tipo mais minucioso de todos, com muitas regras. Requer uso obrigatório de sousplat, que deve ser usado embaixo do prato, para proteger a toalha de mesa de respingos de comida. É a mesa posta mais elegante e requintada. 
Inclusive, há uma ordem para o momento do servir: o garçom deve apresentar a travessa pelo lado esquerdo, com os cabos dos talheres voltados para o convidado, que deve se servir e devolver as talheres à travessa lado a lado. Os pratos são retirados pela direita (peço garçom) e repostos pela esquerda.




2. À Inglesa: existem dois tipos de modalidades desse serviço: o direto e o indireto. O serviço À Inglesa direto é semelhante ao serviço à francesa, porém, o garçom apresenta a travessa pelo lado direito e serve pelo lado esquerdo. É muito utilizado em restaurantes com serviços à la carte.
No Serviço À Inglesa indireto o garçom apresenta os pratos em um carrinho auxiliar conhecido como “Guéridon”. O prato é servido pelo lado direito e retirado pelo lado esquerdo.





3. À brasileira: esse é o estilo ao qual estamos habituados. Pode ser de três formas diferentes:

1. Grupo pequeno de pessoas sentadas à mesa e servidas pelos anfitriões;
2. Grupo pequeno de pessoas sentadas à mesa com as travessas na mesa e cada um se servindo;
3. Grupo maior de pessoas e buffet.




4. À Americana: nesta opção, os alimentos são servidos e colocados em uma única mesa ou aparador. É o tradicional buffet.




 

Itens indispensáveis para uma mesa posta


Antes de tudo, é preciso definir o cardápio. Afinal, cada refeição exige pratos, talheres e copos específicos. Mas, de modo geral, existem alguns itens curingas, que você vai conferir a seguir:
 

Jogo americano, toalha e sousplat: 


Você pode optar por ter apenas um deles ou os três. As cores claras são as mais indicadas.

O sousplat (leia: suplá) sustenta o prato e pode ser usado sozinho ou em conjunto com a toalha de mesa.

Na Forma, você encontra sousplats incríveis de 24 cm, com opção tradicional e acetinada.


Pratos

Qualquer refeição precisa de pratos, não é mesmo? A dica é investir em itens em porcelana ou cerâmica. Se você costuma receber muitas visitas, tenha pelo menos 12 de cada modelo.
 

Talheres


Assim como os pratos, os talheres também são indispensáveis. O ideal é ter: facas (principais e de sobremesa), garfos (principais e de sobremesa), colheres (principais e de sobremesa), colheres de chá e café. Se quiser complementar, insira outros talheres mais específicos, como os próprios para peixes.

Para os seus convidados apoiarem os talheres após a refeição, nossa dica é investir no Descanso de Talheres Top Table 6 Peças, da Forma. Eles devem ser posicionados no lado direito do prato, perto da faca.


Copos, taças, xícaras e pires


Uma boa refeição precisa ter uma boa bebida. Por isso, copos, taças, xícaras e pires também devem entrar nesta lista.

E se há copos, não pode faltar porta-copos. A Forma oferece o Conjunto Porta-copos de 6 Peças em Inox:




Dependendo do tipo de serviço de mesa posta escolhido e da refeição a ser servida, será necessário dispor de outras utilidades sobre a mesa, como:
 

Porta-guardanapos:


Esse é também um item essencial, independentemente da refeição. As toalhas de papel devem ser disponibilizadas em um local de fácil acesso, e em um acessório de manejo simples.

Na Forma você encontra diversas opções, como o Porta-guardanapos Slim 18x18 Cobre, da Linha Bakar.






Se preferir, você também pode organizar os guardanapos de forma individual, utilizando as Argolas para Guardanapos Hoop Toptable 6 Peças:


 

Saladeira 


Seja para o buffet ou para colocar sobre a mesa, as saladeiras são itens muito úteis em qualquer refeição. Além de prática, a Saladeira Redonda Andrea, da Forma, proporciona uma apresentação visual clean e alinhada.



Conheça, também, a Saladeira Andrea com Molheira e colher, para você servir as saladas com molhos diversos, tornando a refeição mais saborosa.


Outra ideia é servir saladas diferentes em um mesmo item, com o Conjunto Duo Andrea Grande Cobre.

Rechaud:


Caso não conheça, o rechaud é uma espécie de fogareiro, usado para manter a comida quente num buffet, para flambar sobremesas ou até para preparar fondues.

Se você deseja criar refeições no formato de buffet ou colocar os alimentos sobre a mesa, um Rechaud é essencial para preservar a temperatura e proporcionar a melhor experiência para os seus convidados.

Na Forma você encontra diversas opções do utensílio, como o Rechaud Elegance com Assadeira e Tampa Aço Inox, com 47,5 cm de comprimento e 25 cm de largura.




E que tal um vinho? Você também pode servir a bebida para seus convidados deixando-a sobre a mesa posta em um Suporte Vinho Vinoserv da Forma, que proporciona mais requinte e praticidade.



Além dos produtos citados, a Forma você encontra muitos outros utensílios para deixar as suas mesas postas completas e inesquecíveis para os seus convidados. Acesse nosso site e confira!


 

Mais notícias

19/11/2021

O que é decantar vinho e para que serve

Continuar lendo +

06/10/2021

Cafeteiras em casa para bons momentos

Continuar lendo +

22/03/2021

Você conhece alguém que não gosta de fondue?

Continuar lendo +

08/03/2020

Transformando o café da manhã em um gesto de carinho

Continuar lendo +

26/02/2020

Ocidente adotando práticas de higiene do Oriente

Continuar lendo +

Faça o download do nosso catálogo